Sabor Suave

A soja não é mais a mesma. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, tem colocado no mercado cultivares de soja, com o sabor muito mais suave.  

A primeira conquista da Embrapa Soja na busca da soja totalmente sem o sabor característico  do grão foi o lançamento da cultivar BRS 213. Essa cultivar  é resultado do trabalho de melhoramento genético realizado por meio de cruzamentos naturais de espécies diferentes da leguminosa.

Foram 11 anos de estudos para encontrar uma cultivar de soja mais adequada ao paladar do brasileiro e própria para a produção do extrato solúvel ou “leite” de soja e seus derivados como o tofu ou “queijo” de soja.

Para utilização na alimentação humana a Embrapa Soja lançou a cultivar BRS 257, que como a BRS 213, não apresenta as enzimas lipoxigenases, que são responsáveis pela formação do sabor característico da soja.

Também destinadas para a alimentação humana, foram lançadas a cultivar BRS 258, com sabor suave, e a cultivar BRS 267, que além do sabor mais suave e adocicado, também apresenta sementes grandes e hilo amarelo.

Essas cultivares formam o "time" das cultivares mais próprias para serem utilizadas na alimentação humana.

Principal