Técnicas de preparo

    A soja nunca deve ficar de molho em água fria, porque isso ocasiona a formação de compostos que dão, aos grãos que ficaram de molho, o sabor de ranço ou de “feijão crú”.  Antes de começar a preparar os grãos, é preciso fazer o choque térmico.  Para isso, adote o seguinte procedimento:

1. Coloque a água para ferver
2. Após o início da fervura, adicione os grãos de soja na água fervente e, deixe cozinhar por cinco minutos, após a nova fervura.
3. Em seguida, transfira os grãos para um escorredor de macarrão e lave-os em água fria corrente.
4. Descarte a água usada no tratamento

Esse procedimento deve ser feito porque a  soja possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoois, substâncias responsáveis pelo sabor exótico do grão. A única forma de evitar que esse processo seja desencadeado, é realizando o choque térmico dos grãos antes de iniciar o preparo da soja.

Onde comprar soja
    No mercado você encontra inúmeras opções de produtos à base de soja, como o extrato solúvel ou “leite” de soja e a proteína vegetal texturizada (PVT, popularmente conhecido por “carne de soja”).  O grão é vendido em supermercados, mercados municipais, feiras livres e casas de produtos naturais. A farinha de soja, matéria-prima para produção de bolos, tortas, biscoitos e pães, também pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais ou nas gôndolas de produtos dietéticos e artesanais dos supermercados.

 

Principal