XV CURSO DE VIGOR EM SEMENTES DE SOJA

XV Curso de Vigor em Sementes de Soja
Período: 17 a 21 de outubro de 2022
Carga horária: 35 horas
Vagas: 36
Público-alvo: profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes.


Dentre os diversos testes de vigor que podem ser utilizados atualmente em sementes, o teste de tetrazólio é o mais amplamente aplicado na avaliação da qualidade de sementes da soja. Entretanto, existem outros testes que podem também ser utilizados com sucesso. Entre esses, destacam-se: envelhecimento acelerado, condutividade elétrica, frio, velocidade de germinação, comprimento de plântula, peso de matéria seca, classificação de vigor de plântula, deterioração controlada, germinação à baixa temperatura, além de testes rápidos para determinação de dano mecânico, como o hipoclorito de sódio e copo medidor.

A utilização desses testes de vigor pelos laboratórios de sementes possibilita um refinamento no sistema de controle de qualidade. Isso resulta na produção de semente de qualidade mais elevada, propiciando a colocação no mercado de lotes de sementes que apresentem qualidade superior, o que assegura o estabelecimento da lavoura com plantas vigorosas e com estande ideal.

Metodologia

As metodologias atualizadas dos principais testes de vigor, passíveis de aplicação e que podem ser implementadas para a soja, nos laboratórios de análise de semente, serão abordadas durante o curso.

As aulas teóricas abrangem a conceituação sobre “vigor em sementes” e os princípios dos principais testes de vigor. E nas aulas práticas, são demonstradas detalhadamente as metodologias dos seguintes testes de vigor e de determinação de danos mecânicos: envelhecimento acelerado, frio, condutividade elétrica, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, tetrazólio, deterioração controlada, germinação à baixa temperatura e testes rápidos para a determinação de danos mecânicos.

Embrapa Soja
Rodovia Carlos João Strass, s/n, distrito de Warta - Londrina - PR
soja.eventos@embrapa.br
(43) 3371-6000
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Made with Mobirise ‌

Web Page Design Software